quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Como a jornalista é retratada nas telenovelas e no cinema

Como a jornalista é retratada nas telenovelas e no cinema
 Denise Oliveira


Um dos papéis que mais chamou a atenção dos brasileiros fãs de novelas é da personagem fictícia: Josefa de Medeiros Duarte Pinto, ironicamente, representada pela jornalista Marília Gabriela na novela de Aguinaldo Silva, Senhora do Destino, exibida em 2004/2005.
A trama se passa em 1968 e mostra de forma valente a figura da proprietária do jornal Diário de Notícias, que acaba por se tornar uma inimiga da Ditadura. 
Josefa acaba sendo presa, tem o jornal fechado e é aconselhada a deixar o país.
Josefa foi inspirada em três mulheres que eram proprietárias de importantes jornais cariocas no período da ditadura: a Condessa Pereira Carneiro, do Jornal do Brasil; Niomar Moniz Sodré, do Correio da Manhã; e Ondina Dantas, do Diário de Notícias. As três, de origem nordestina, assumiram o comando dos jornais por herança, após a morte de seus maridos.
Outra personagem retratada de forma batalhadora é a repórter Gildinha, interpretada por Mariana Rios na comédia Totalmente Inocentes, exibido em 2012. 
A repórter consegue emprego na revista Taras & Tiros após dizer que é moradora da comunidade do DDC, favela que tem vários confrontos por disputa de poder, a qual o seu editor Wanderlei, interpretado por Fábio Assunção, está interessado em fazer uma matéria com o recém “dono do morro”, interpretado por Fábio Porchat. 
Por falta de coragem de seu editor, a repórter Gildinha faz a entrevista com o chefe do tráfico por conta própria e é aclamada na revista.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © . Mulheres no Jornalismo - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger