Primeira repórter do Brasil tinha apenas 16 anos
Denise Oliveira
Com o objetivo de propagar quem foi uma das mulheres mais importante para o jornalismo brasileiro, o livro-biografia-reportagem: "Eugênia Brandão, a primeira repórter do Brasil", de Lara Monique Oliveira Almeida mostra como foi o início de carreira da primeira pessoa do sexo feminino a trabalhar como repórter nas redações dos veículos de comunicação do país.
Eugênia Brandão nasceu em 1898, em Juiz de Fora- MG, mas mudou-se junto com sua mãe, para o Rio de Janeiro após a morte de seu pai e por enfrentar problemas financeiros.
Aos 16 anos, iniciou no jornalismo como repórter do jornal carioca Última Hora, em 1914, época em que a profissão era classificada como imprópria para as mulheres, devido sua necessidade constante de investigação, por muitas vezes sob o uso de disfarce.
Necessidade obrigatória não foi diferente para Eugênia, que realizou sua primeira reportagem disfarçada de freira para buscar informações sobre um crime, que ainda estava sob investigação da polícia por meio da irmã da vítima que estava recolhida em um convento.
Desde então, a repórter iniciante passou a assinar uma série de reportagens com entrevistas colhidas no convento, assim obtém destaque na profissão e seu nome começa a ser divulgado e respeitado em cada conversa sobre jornalismo.
Home » Livros » Primeira repórter do Brasil tinha apenas 16 anos
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Primeira repórter do Brasil tinha apenas 16 anos
Marcadores:
Livros
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Stay Tuned with our News Letter
Don't miss out on the latest
news, sign up for our Newsletter.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário